segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO CORPORATIVO


PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE INCLUSÃO DE
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO CORPORATIVO

Consultor:
Marcelo Clemente
Mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Profissional formado em Pedagogia (Licenciatura Plena) com habilitação em Administração Escolar e Magistério, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão pela UnB - Universidade de Brasilia. Docente em cursos de graduação, extensão universitária e de especialização na área de Educação.  Consultor Pedagógico e Empresarial com experiência nas áreas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e de sensibilização de equipes gestoras e colaboradores.

Introdução:

As instituições de um modo geral (empresas privadas e órgãos públicos) têm um papel importante na transformação da sociedade. A percepção que as pessoas têm a respeito dessas instituições é construída com base nas ações adotadas. Além da motivação legal e ética, uma política de inclusão das pessoas com deficiência, além de outras políticas de caráter social, certamente traz ganhos significativos de imagem a essas instituições. O
clima organizacional também melhora, estimulando o espírito de equipe dos funcionários, gerando sinergia em torno de um objetivo comum e humanizando o ambiente de trabalho, além de possibilitar ganhos de produtividade se as pessoas com deficiência estiverem devidamente inseridas em funções que otimizem seu desempenho.
Em síntese, a contratação e integração de pessoas com deficiência é tida como uma atitude positiva e a instituição passa a ser vista como um modelo a ser admirado e seguido.
A convivência com a diversidade proporcionará novas experiências às equipes de trabalho, combatendo o preconceito, estimulando o respeito às diferenças e valorizando a diversidade por meio do reconhecimento da igualdade.
Os impactos positivos de se empregarem pessoas com deficiência refletir-se-ão na motivação dos outros colaboradores, criando um clima organizacional positivo, promovendo a humanização do trabalho e estimulando o sentimento de solidariedade.

Objetivos:
Sensibilizar equipe gestora, sobre a importância da contratação de colaboradores com deficiência, demonstrando as dificuldades do processo e suas vantagens que impactam diretamente no clima e cultura organizacional, bem como na produtividade da empresa;
Orientar e capacitar pessoas com deficiência no mercado de trabalho, destacando suas potencialidades, habilidades e competências independentes de suas limitações, transformando obrigação legal em projeto de responsabilidade social.

Objetivos: (Escopo ampliado – Conforme necessidades dos clientes)

Implantar, uma política de inclusão social das pessoas com
deficiência, compreendida como a eliminação de barreiras físicas, psicológicas e de comunicação, promovendo, assim, as condições adequadas para garantir sua inserção real e virtual no ambiente da empresa.
Difundir uma cultura de inclusão, buscando sensibilizar, por meio de um programa de conscientização, gestores e colaboradores, de modo a receber positivamente as pessoas com deficiência e contribuir para a criação de um ambiente solidário;
Propor ações que visem garantir a acessibilidade física (mobilidade e usabilidade dos espaços e dos recursos materiais), virtual (mobilidade e usabilidade dos recursos da informática), tendo por base o conceito de Desenho Universal (concepção de produtos, meios de comunicação e ambientes para serem utilizados por todas as pessoas, o maior
tempo possível, sem a necessidade de adaptação para um ou outro grupo de
indivíduos);
Desenvolver programas de capacitação e treinamento destinados aos colaboradores que possuam algum tipo de deficiência, de modo a otimizar suas qualidades e habilidades no desempenho de suas atribuições.


Público-alvo:
O público-alvo do Programa é composto por gestores, colaboradores com e sem deficiências.

Metodologia:
As aulas envolvem técnicas pedagógicas e trocas de experiências no grupo perseguindo o objetivo do desenvolvimento de uma reflexão sobre a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como a importância da correta operacionalidade desta ação.

Também são empregadas aulas expositivas com problematizações sobre os principais conceitos envolvidos e estudo de caso.

  • Palestras com duas horas de duração para sensibilização da equipe gestora;
  • Atividades diversas como aplicação de vivências e dinâmicas em grupo para sensibilização da equipe;
  • Treinamento dos colaboradores com deficiência, e ministração de palestras sobre o mercado de trabalho, comportamento e ética profissional.
Conteúdo programático:
Breve história das deficiências;
Compreendendo as deficiências (noções gerais);
Aspectos éticos, políticos e profissionais;
Preconceito, indiferença e exclusão;
O contexto social e a realidade da contratação de colaboradores com Deficiências;
Barreiras impeditivas à inclusão;
Rompendo barreiras atitudinais;
Arquitetura e desenho universal;
Sensibilidade na alocação dos profissionais;
A pessoa certa, no lugar certo, pela razão certa.

Para palestras e consultoria, entre em contato:
Prof. Marcelo Clemente

(11) 97472-5474
marcelorhema@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário